terça-feira, setembro 27, 2005

Praxe!!! Sim ou Não?! Praxar ou não praxar?! Ser ou não praxado?!

Muito se fala sobre a praxe e muito se tenta descrevê-la; uns dizem tratar-se de integração, com as belas noitadas académicas, farras, brincadeiras em grupo onde se desenvolvem belas amizades; para outros mais não é do que humilhação pura e dura, onde alguém tenta ser melhor que o outro, uma completa estupidez...

Eu sou completamente a favor da praxe, aquela onde se integram os caloiros na vida académica, onde se tenta dar valor ao espirito de grupo que tem que existir entre os caloiros, onde se tenta transmitir a ideia de defender a cor do curso, a faculdade, a cidade, onde se tenta dar continuidade ao espirito académico! É esta a imagem que se deve transmitir numa praxe, de outra forma, ou seja, quando a praxe é mal feita, quando os veteranos se esquecem do respeito e do bom senso então só se vai criar no futuro veterano um sentimento de vingança "agora é a minha vez de vos lixar..."

Estou na minha 5ª (e última) matrícula, hoje estive a praxar e não imaginam a saudade com que recordei os meus dias de praxe, as pessoas que conheci á 5 anos e me praxaram, hoje fazem parte da minha vida, é com eles que passo os dias na faculdade, é com eles que tenho essas noitadas académicas, foi com eles que "vivi" estes anos!! O padrinho que me calhou (ou que eu escolhi lol) passou a ser uma das pessoas mais importantes da minha vida, alguém que eu adoro por tudo o que vivemos, e por tudo aquilo que ele é!

É por isto e muito muito mais que hoje estive a praxar e concordo com a praxe, é por ter adorado ser praxada, por me ter divertido imenso... hoje dei por mim envolvida numa agradavel nostalgia enquanto relembrava uma serie de episódios que vive na altura...

O problema das praxes é que muitas vezes quem fala negativamente sobre elas é quem teve uma má experiência (pode acontecer, existem pessoas para tudo...) ou que se deixaram levar por comentários do estilo "ouvi dizer que fazem isto e mais aquilo" e então criaram aquela imagem negativa se sequer viver e sentir a praxe!

Mas não nos podemos esquecer que a imagem da praxe pertence ao caloiro, é ele que agora é praxado e é ele que quando for veterano vai praxar!

E relembrando a história do traje académico e para quem diz que "são uns gajos que se lembram de vestir de preto", o objectivo do traje é a igualdade! A mesma igualdade que os que utilizam essa expressão tanto reclamam para si... Mas não se esqueçam Srs Veteranos que o traje é para ser usado com espirito e segundo a tradição, manter a igualdade e não ostentar objectos de riqueza!! Se há coisa que me irrita é ver mulheres trajadas e maquilhadas, carregadas de anéis, pulseiras, brincos... homens com sapatos trabalhados, relógio, óculos de sol radicais!!

Saudações Académicas

4 comentários:

Anónimo disse...

ola madrinha......mt giro o teu texto...concordo ctg,a praxe deve servir p integrar e n pa humilhar...Posso dar o exemplo da minha praxe,foi simplesmente 100%,voces foram espetaculares e deram-m praxes mt mt giras e k eu n gostei nd k comprir (estar no meio d 2raparigas enquanto outros carregam os barris d cerveja pas barrakinhas, ir a um cafe e ter k se sentar la numa mesa c + 2 raparigas, lol so coisas más)...para alem das praxes sp tiveram prontos p ajudar s fosse necessario......em relação ao traje tenho 1maneira d pensar um pouco radical, por um lado concordo ctg, k é sinal d igualdade e td isso, por outro axo k muita gente o utiliza nesta altura das praxes p s mostrar superior e aproveitar p conhecer algumar raparigas.........OBRIGADO MADRINHA E RESTO DO GRUPO PELAS PRAXES K ME PROPORCIONARAM.....nunca me vou eskecer da noite em santos c o tajolas os 2 ligeirament alegre




RICARDO DIMAS

Mirth disse...

Grande texto que basicamente diz tudo!! A minha opinião é bem colada a esta!!

De facto as praxes são integração nunca humilhação, quem ganha com as praxes são os caloiros e por vezes parece que eles não se apercebem disso, seja por informação detorbada, por pura personalidade ou pelo mau comportamento de alguns graudos!

Tenho sete matriculas e já passei por muitas praxes, já praxei muito e com muia pena minha n fui praxado porque entrei na 2ª fase!!

Muitas das pessoas que praxei ainda agora me falam das coisas que eu fazia, sempre com um sorriso e alguma nostalgia e isso enche-me de orgulho, é gratificante! Para alem de q alguns ainda agora me acompanham na minha caminhada por estas bémias fora!!

A praxe tem de aperecer no sentido do caloiro se sentir à vontade, conhecer pessoas, divertir-se, integrar-se. Eles conhecem mais pessoas nesses poucos dias de praxe do que em anos noutros meios e algumas dessas pessoas com certeza os vão acompanhar durante todos anos de curso e quem sabe pela vida fora!!

Muitos veteranos vêm a praxe como uma oportunidade de engate, mal avistam as caloiras é tudo à cata das afilhadas mais "giras", simplesmente ridiculo!! Não digo que não possa existir atracções, até considero um ambiente propicio a isso pois conhece-se muitas pessoas num ambiente descontraido, até penso que pode dar lugar a atracções mesmo muito fortes ;) mas pá, ir com essa ideia pre definida?! ridiculo, para mim é um sinal de fraqueza de espirito de alguem que nesse momento se sente forte!! ver 7 ou 8 gajos à volta de uma menina que nem conhecem a disputa-la como afilhada não lembra mesmo a ninguem!

Caloiros, a mensagem que eu vos deixo é divirtam-se, participem, levem todo aquele "jogo" veterano-caloiro como isso mesmo, um jogo, um teatro, em que o veterano desempenha simplesmente um papel, nada mais, cabe-vos a vocês desempenhar o vosso, porque no fundo somos todos iguais, o que muda durante as praxes é o guião!

Quanto ao traje é mesmo isso, muitas pessoas até deitam o peito para fora quando o vestem e aparecem com outra confiança e ridicula superioridade. Eu posso dizer, gosto muito de vestir traje, acho muito confortavel e adoro um ambiente com quase toda a gente trajada, sente-se o espirito, talvez mesmo pela "igualdade" que este transmite..

Só para finalizar, anjo nocturno, posso-te praxar de novo?! :D

Anónimo disse...

Tá um bom texto sim senhora... uma visão do que são e devem ser as praxes, que por acaso, mas só por acaso, até concordo contigo lol.

Quanto ao traje, eu não uso traje, que é para mostrar que sou pobrezinho, nao tenho relogio, oculos de sol ou outros dos objectos ai enunciados :( (lol)

Anónimo disse...

gostei muit da tua reflexão...
fui caloira o ano passado e n tenh razão de queixa das praxes, foi graças a essas praxes q conheci as pessoas q hoje mais estão ligadas a mim e aquelas q sem as quais já n consigo passar...
n me senti humilhada, muit pelo contrário tenh consciência q fui recebida de braços abertos.... agradeço a todos voces pela forma como me acolheram, n foi fácil sair da minha simples e modesta terrinha para ir para o mundo q é totalmente diferente,lisboa...o facto de ser recebida de braços abertos por pessoas q nunca me viram na vida, têm para mim um valor inacreditável... adoro-vos obrigado por tudo :-)