sábado, junho 10, 2006

Dia de Portugal... É hoje???

10 de Junho: Oficialmente Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. A data do falecimento de Luís Vaz de Camões em 1580 é utilizada para relembrar não só os feitos passados como os milhões de Portugueses que vivem fora do seu país natal.

Ando aqui a tentar debitar uma quantas palavras sobre esta data e sinceramente não sai nada de especial, será falta de patriotismo?! será a minha fraca queda para história?! A verdade é que olho para este dia como um dia "como os outros"...

Talvez se tivesse continuado a minha vida de imigrante hoje estivesse a pular num qualquer parque da cidade, a comemorar com a comunidade portuguesa este dia! Este dia em que "eles" que estão lá fora vivem intensamente, lembram as famílias, as terras onde viveram, os motivos que os levaram a sair deste cantinho, vivem com saudade, com carinho...

Este facto de "nós por cá" quase ignorarmos este dia levou-me a pensar que a única coisa que nós faz unir, que nos faz gritar a uma só voz o nome do nosso país, que nos faz extrapolar todo o nosso patriotismo é o futebol!!! E encontrei um artigo de hoje do Diário de Notícias que fala disso mesmo:

Hoje, 10 de Junho, Dia de Portugal, os portugueses não irão sair à rua. Amanhã, dia de Portugal-Angola, talvez. Temos um patriotismo reservado ao futebol? António Costa Pinto acha que não. "Os portugueses são patriotas, mas não têm um patriotismo agressivo, contra o exterior", afirma. Para Costa Pinto, é "errada" a impressão de que, em Portugal, o patriotismo apenas está associado ao futebol. "Isso é errado. Se pudéssemos exportar identidade nacional, estávamos ricos", diz. Somos, no entanto, sóbrios nos actos simbólicos do patriotismo.

Eu não acho que seja uma questão de sobriedade, vejo mais como uma questão de cultura, vibrar pela nossa pátria ao estilo Norte Americano, em que cada casa tem uma bandeira à porta, é algo que não nos é incutido! Não vejo união e patriotismo num povo descontente com tudo e todos, onde não são raras as vezes que se houve dizer "se pudesse ia-me embora", "estou farto deste país", "isto é uma m#%&a"...

Somos unidos em causas sociais e humanitárias, quando é para reunir material de apoio a países vítimas de desastres naturais, quando em causa está o apoio a crianças desfavorecidas, aí podemos não ter muito mas queremos ajudar!

Somos unidos em eventos desportivos, a campanha de candidatura ao Euro 2004 com aquela bandeira humana que mobilizou milhares de pessoas, o Euro 2004 que foi um sucesso, mais recentemente o Europeu de Sub 21 que superou até as expectativas da FIFA, o apoio que estamos a dar à selecção para o Mundial...

No resto, no dia-a-dia, nas difuldades deste país... o patriotismo fica na gaveta e quase existe uma vergonha em ser português!!

Será que só existe nacionalismo quando temos a certeza que a imagem de Portugal vai sair favorecida?!

Não posso dizer que sou patriota, não sou! Mas tenho orgulho no meu país, e sou portuguesa com a economia em queda ou com Portugal campeão do Mundo!!!

4 comentários:

Mirth disse...

Patriotismo! Realmente nós somos dos países menos patriotas, mas penso que isso pode ser tanto positivo como negativo... A titulo de exemplo, os árabes são dos povos mais patriotas e é o que se vê, demasiado patriotismo conduz ao fundamentalismo. Negativo é o facto de o cidadão português só se preocupar com o seu bem estar e entes próximos, esquecendo-se claramente que o nosso bem estar tende a variar no mesmo sentido da evolução do país!

Talvez dos principais factores para a nossa falta de patriotismo é o facto de termos poucos acontecimentos na escala global (e ainda bem!), como tem por exemplo os EUA, com conflintos e afins.. O futebol talvez seja a unica forma que temos de fazer sobressair o nosso patriotismo, embora pouco, talvez seja todo concentrado para algo que acreditamos, na nossa selecção..

Anónimo disse...

Nao esquecer k patriotismo é uma coisa e nacionalismo é outra totalmente diferente, ou nao.
Kero ferias...

Vi Viky Viking

Anónimo disse...

Sim, são coisas diferentes, eu misturei-as um pouco mas sempre numa vertente mais patriótica! é dificil dissociar uma coisa da outra, tanto que o nacionalismo distingue-se do patriotismo por ter uma definição mais restrita...

Anónimo disse...

Pois... d facto, parece k só gostamos do país qdo podemos encher o olho... qdo n é "p inglês ver", cobiçamos o k vemos além fronteiras...
hoje vinha 1 artigo mt giro n diário ecnomico em k o sr dizia k s transportassemos td a energia k demonstramos n futebol prás atividads k realment fazem crescer o país... era 1 alegria ;)

bjinho graaaand!***
da caloirita @-;--