terça-feira, abril 25, 2006

22h55m - 24/04/1974

Foi ás 22h55m do dia 24 de Abril que foi lançada a 1ª senha, a 1ª pedra, o 1º passo que me permite hoje estar livremente a publicar este texto!

A transmissão da canção "E depois do Adeus", interpretada por Paulo de Carvalho, aos microfones dos Emissores Associados de Lisboa, marca o início das operações militares contra o regime.

Para mim, que nem sequer existia em 1974, é obviamente difícil de imaginar como seria viver nesses tempos!! Tempos onde a expressão pública de opiniões era controlada, censurada se fosse contra o regime ou contra a guerra travada em solo africano, reprimida pelos aparelhos censório e policial!! Os partidos ou qualquer movimento político eram proibidos... os líderes de oposição eram forçados ao exílio ou então contribuíam para que as prisões políticas estivessem lotadas!! Os sindicatos existiam, mas eram obviamente controlados, o direito à greve não existia, o despedimento não precisava de justa causa!! O serviço militar, além de ser obrigatório, durava 4 anos e não eram raras as famílias que viam os seus Homens partir para uma guerra colonial com a qual não concordavam...

Como dizia Álvaro Cunhal A revolução de Abril foi uma revolução libertadora, com tão profunda transformação na vida nacional que se pode considerar um dos mais altos momentos da vida e da história do povo português e de Portugal.

O acto heróico conduzido pelos Capitães de Abril foi o primeiro passo do longo processo que nos permite hoje afirmar com todo o orgulho que somos livres! Pará nós, nascidos após o 25 Abril'74, é uma liberdade adquirida à nascença, para todos os outros foi uma liberdade conquistada, resultado da união entre o povo e os militares!! Só esta união imediata permitiu o derrube do regime, a queda de 48 anos de ditadura fascista!!!

E agora?! Estaremos nós a aproveitar essa liberdade ou a abusar da democracia?! Seria isto que os Capitães de Abril idealizavam ao programar o Golpe Militar?!

Estaremos nós a abusar dos direitos que foram conquistados outrora?! Eu acho que sim... o conceito de liberdade está cada vez mais banalizado! Utiliza-se a greve à minima coisa que se quer reinvidicar, a liberdade de expressão é utilizada sem qualquer pudor ou censura!
Acho que apenas quem viveu nesse período ditatorial conseguirá sentir realmente o que é a liberdade, conseguirá explicar o que foi viver o 25 de Abril, como foi depois "ser livre"...

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá! =)

pois... a verdade é k hoj nem somos bem livres, somos abusadores... -_-' xkecemo-nos mtas xs k "a nossa liberdad acaba ond a d otro começa"... e isso é deprimente...

talvez precisemos d 1 nova revolução... 1 revolução moral ;)

*bjinho*
caloirita

Mirth disse...

25 de Abrill sempreeee!!! De facto concordo, a causa foi bonita, acredito que os ganhos tenham sido muitos mas concordo quando dizes que as pessoas abusam dos direitos conseguidos. Hoje todos apelam ao direito dos trabalhores, "nós queremos os nossos direitos", a inflação aumentou queremos aumentos salarias para o suportar, mas ninguém tenta ser mais produtivo, ninguém se preocupa se a empresa tem ou não condições para suportar aumentos salariaias. Resumindo, a meu ver, um aumento salarial deve ser fruto do aumento dos lucros da empresa que por sua vez são conseguidos com melhores estratégias de gestão (que são altamente beneficiados por um aumento na produção, que por sua vez são conseguidos por um aumento da produção individual, do esforço!!) e não apenas porque "temos direitos a aumentos porque é somos seres humanos!!!".