domingo, outubro 23, 2005

De criança a anjo ...

Passaram 11 anos, 11 anos e parece-me que foi hoje!!!

Lembro-me de mim no meu quarto, não me lembro do que estava a fazer, as minhas recordações começam com o toque do telefone na sala... Um toque, na altura tão banal, mas que me iria mudar, me iria fazer crescer, um toque que me apresentou a mais dura realidade da vida: o final desta!!

Do outro lado do telefone ouvi uma voz tremida, uma voz que transbordava um misto de tristeza, angústia, raiva, revolta, um misto de sentimentos que eu não percebi que eram de perda, um sentimento que, com a inocência e alegria dos meus 10 anos, eu não conhecia!!

Tal como a minha avó me pediu passei o telefone à minha mãe e fiquei ali, sentada no chão, aliás como sempre fazia, à espera de saber o que se passava! Percebi, senti que era grave quando vi as lágrimas a rolarem pela cara da minha mãe e ela apenas a conseguir pronunciar uns, para mim, inconclusivos sim ... não ... vamos ...

Quando a minha mãe pousou o telefone fiquei, em silêncio, a olhar para ela, não disse o habitual conta!!! fiquei à espera... minutos depois saiu a frase que me fez gelar por dentro "o David morreu"!!!

Naquele instante eu percebi aquilo que tinha sentido na voz da minha avó! De repente senti-me invadida por um sentimento extremo de revolta... porquê?! porquê ele?! porque não o conseguiram salvar?! Ainda hoje sinto essa revolta!

O David tinha 2 anos e meio, uma energia que fazia pensar se seria hiperactivo, uma personalidade forte, uma rebeldia que fazia prever este destino! Ainda hoje não se consegue perceber como foi ele encontrar aquele frasco de 605 forte (um veneno utilizado na agricultura), a uma altura que ele não chegava e depois de abrir uma porta com uma tranca que ele não conseguia levantar, dúvidas que para sempre irão persistir na minha cabeça juntamente com aquele 'porquê ele'!!

Vivi, talvez até demais, toda a envolvente da morte do meu primo! Quis saber, como, porquê, onde, como estava, como ficou, quis ver, quis ir... e depois nada daquilo me saía da cabeça, as imagens, os sons agonizantes, as pessoas... e depois guardei tudo para mim!
Nunca dei a entender o quanto me custou perder este primo, escondi sempre os sonhos que tive, não queria que pensassem que aquilo me tinha transtornado! Escondi sempre a ansiedade que a partir daí o toque do telefone me provocava, o medo de voltar a perder alguém... Passado uns tempos comecei a habituar-me à ideia de ter perdido alguém, nunca esqueci, nunca se esquece, aquele sorriso, aqueles caracóis negros, aquele gosto por futebol, aquela rebeldia e vivacidade tipicas de uma criança com 2 aninhos! Quando me comecei a habituar à ideia senti que tudo aquilo de certa forma me tinha feito crescer um pouco, aquela realidade apresentada, aquele mundo que para mim pertencia só aos adultos, sim, porque com 10 anos não se pensa na morte de ninguém, muito menos uma criança de 2 anos!

A única certeza que temos na Vida é que um dia vamos Morrer, mas não à realidade mais dura que é ver partir alguém que faz parte de nós, da nossa Vida, aí morremos também um pouco...

4 comentários:

Anónimo disse...

Vim a este blog para gozar com as "águias encarnadas". No entanto, tudo isso deixou de ser importante perante este acontecimento, que apesar da passagem dos anos, jamais sairá da vida de quem o viveu... e vive. Também o irmão da minha melhor amiga morreu por ter ingerido inadvertidamente veneno para usos agrícolas, aos 3 aninhos, teria hoje 34 anos...

O David partiu com a idade que têm os meus primos gémeos, o Rodrigo e a Mariana. Cada vez que os vejo penso no que eles vão ser e fazer, tenho esperança por eles, sonho com o futuro deles. Não quero sequer pensar na possibilidade desse futuro lhes ser roubado, e no vazio em que ficaria o meu mundo...

Vou por isto tudo deixar de lado as rivalidades clubísticas e deixar antes a minha mensagem de "Peace and Love", todas as guerras e mesquinhices do dia a dia deveriam ser pormenores sem importãncia... o que importa é aproveitar a vida ao máximo e dar o máximo pela nossa vida e pela vida dos outros.


Paula

P.S.: Outra alternativa para haver menos guerras era termos todos bom gosto e sermos todos do SPORTING!!!! (desculpa, não resisti!)

: )

Mirth disse...

Pois, há certas coisas na vida totalmente sem explicação, daquelas que dá vontade de dizer "se deus é justo, então quem fez o julgamento".. Como cantaria o Gabriel o pensador:

Mais uma vida jogada fora
Um coração que já não bate mais, descanse em paz
Sonhos que vão embora, antes da hora
Sonhos que ficam pra trás
Pra onde vai você? Pra onde vai? Pra onde vai o sol quando anoite cai?
E agora? A dor é do tamanho de um prédio
A casa sem ele vai ser um tédio
Não tem remédio, não tem explicação, não tem volta
Os amigos não aceitam, o irmão se revolta
A família não acredita no que aconteceu
Ninguém consegue entender porque o garoto morreu
Tiraram da gente um jovem tão inocente
E a sua avó que era crente hoje tem raiva de Deus
O seu pai ficou mais velho, mais sério e mais triste
E a mãe simplesmente não resiste
Além do filho, perdeu o seu amor pela vida
E à nora agora tem tendências suicidas
E a namoradinha com quem sonhava se casar
Todo mundo toda hora tem vontade de chorar
Quando se lembra dos planos que o garoto fazia
Ele dizia: "Eu quero ser alguém um dia”
Sonhava com o futuro desde menino
Ninguém podia imaginar o seu destino
Mais uma vítima de um mundo violento
Se Deus é justo, então quem fez o julgamento?
Pra onde vai você? Pra onde vai? Pra onde vai o sol quando anoite cai?
Por quê um jovem que vivia sorridente perde a sua vida assim tãode repente?
Logo um cara que adorava viver
Realmente é impossível entender
Nenhuma resposta vai ser capaz de trazer de novo a paz à famíliado rapaz
Nunca mais suas vidas serão como antes
E eles olham o seu retrato na estante
Aquele brilho no olhar e o jeitão de criança
Agora não passam de uma lembrança
E a esperança de que ele esteja bem, seja onde for, não diminui ovazio que ele deixou
É insuportável quando chega o seu aniversário
E as suas roupas no armário parecem esperar que ele volte desurpresa
Pra ocupar o seu lugar vazio à mesa
A tristeza às vezes é tão forte que é mais fácil fingir que nãohouve morte
Porque sempre que ele chega pra matar as saudades
Ele vem com aquela cara de felicidade
Alegrando os sonhos e querendo dizer que a sua alma nunca vaienvelhecer
E que sofrer não é a solução
É melhor manter uma chama acesa no coração
E a certeza na mente de que um dia se encontrarão novamente.
Pra onde vai você? Pra onde vai? Pra onde vai o sol quando anoite cai?

......

Pega no teu coração e lembra-te sempre q o pequeno agora é concerteza um dos anjos q te acompanha todas as noites e que te protege com todo aquele seu jeito meigo de criança..

Anónimo disse...

Realmente essa letra diz muito!!! pena que ele nem sequer tenha chegado à parte das namoradinhas :(

É dessa forma que eu me lembro dele, como um pequeno anjo que olha não só por mim mas por todos aqueles que por cá ficaram revoltados com a Vida... E alegra pensar que um dia nos voltaremos a encontrar e voltarei a ver aquele brilho no olhar...

Anónimo disse...

Olá Bruninha! :)
eu diss k passava p comentar...

...mas n sabia k ía encntrar isto... nem sei k dizer... há qualquer coisa k m transcende no incompreensivel k é ver 1 vida de 2 aninhos acabar...assim... d facto perguntamo-nos porquê...

dps admiram-s qdo deixamos d ir à Igreja... n sei... lembra-m 1 cadinho o meu caso, mas eu n xeguei a cnhcer, portanto "sofro por especulação"...

e pronto, sempr k kisers soltar a revolta + 1s xs, tens o teu blog e tens o meu nº...;)
*******