sexta-feira, setembro 16, 2005

Uma força da natureza que deriva da fraqueza humana!!

O meu primeiro post com conteúdo (ou tentativa disso) teria, quase obrigatoriamente, que ser sobre os incêndios, é algo que a mim me mete muito respeito, mas que me revolta até à minha mais pequena célula!!!!! Este texto que se segue foi escrito logo após ter terminado aquele incêndio na Pampilhosa da Serra que tanto deu que falar... eu estava lá... esta foto foi tirada no dia em que começou aquilo que muitos dizem ser a imagem mais apropriada para descrever o Inferno... Aquilo que ainda está verde nesta foto, desapareceu...

Todos os anos o filme repete-se...

Todos os anos ardem hectares e hectares de espaços verdes...

Todos os anos os bombeiros se queixam de falta de meios...

Todos os anos são prometidos mais meios, mais apoios (talvez os submarinos sirvam para alguma coisa...)...

Todos os anos notícias como "Portugal em chamas" correm o mundo...

E todos os anos a mesma impotência face a essa força da Natureza que resulta da fraqueza de alguns Homens...

e porquê?! A quem atribuir as culpas?! Com quem reclamar?! Sim, porque quem perde 'uma vida de trabalho' vai querer descarregar a fúria, a raiva, o desespero em alguém...
Este ano assisti a varias situações destas, de desespero, de angustia, de impotência, de deixar cair os braços, cair no chão e ... Acabou, foi tudo, sobrou a casa! E as vezes nem a casa...

A Pampilhosa da Serra ficou reduzida a cinzas, e não digo isto por ter visto na TV, digo porque vi, vivi aquele inferno! Vi o concelho antes, vi-o arder e vi-o depois... e por palavras não se consegue explicar o que se sente quando as chamas lavram sem parar por toda aquela área, e não podemos fazer nada... os Bombeiros estão lá a fazer o que podem, ou melhor, as vezes! Sim porque também assisti a varias situações que me revoltaram, mas sem querer entrar por essa via apenas digo que há pessoas que se auto intitulam de bombeiros que só prejudicam a imagem do nosso corpo de bombeiros!

Apesar de a minha aldeia (Janeiro de Baixo) ter escapado o mesmo não aconteceu a tantas outras: Unhais, Souto do Brejo, Fajão, Casal da Lapa, Armadouro, Brejo de Cima, Brejo de Baixo, Esteiro, Vidual, Foz do Ribeiro, Sobral Valado e muitas mais! Percorrer o concelho da Pampilhosa é percorrer um mar de cinzas, aqui e além ainda está um tronco a fumegar, o vento transporta as cinzas para todo o lado...

E agora? Agora... bem, agora já ardeu, vamos deitar mãos ao trabalho e tentar recuperar o que foi perdido! Vamos preparar o Inverno, sim, porque quando vierem as chuvas (e esperemos bem que venham), todos aqueles resíduos vão contaminar os leitos dos rios, nas serras não haverá nada que permita o escoamento das aguas... não à nada que 'prenda' as terras!!!

Senhores governantes, presidentes de câmaras, comandantes de bombeiros

...vamos aplicar as leis: obrigar à limpeza das florestas, ao corte de árvores a x metros das habitações

...vamos coordenar os meios que temos

...vamos deixar que quem conhece os terrenos comande as operações

...vamos investigar melhor as causas dos incêndios, não digam que foi a garrafa de vidro partida, não digam que o incendiário era maluco! Investiguem os interesses económicos!


... Vamos todos lutar por um Portugal mais verde!

2 comentários:

Mirth disse...

Quem não viveu os fogos por perto não pode sequer imaginar a dimensão assustadora que ele deve ter tido!! Eu tento imaginar a adrenalina negativa que salta póros fora ao sentirmo-nos rodeados por essa força tão bruta da natureza, mas não consigo!! será mesmo força exclusiva da natureza?! ou força bruta da estupidez autentica de pessoas (serão mesmo pessoas?!) com objectivos especificamente, só posso dizer, doentios!!

Eu fui dos que viveu por fora os incendios mas fui tendo os teus relatos, sentindo nas tuas palavras o teu estado de espirito com todos os acontecimentos e só conseguia sentir, ódio, revolta.. acho que nem deixaste lugar para sentires medo!! as razões estão bem explicadas no teu texto..

Só quero deixar aqui um beijo muito grande para a pessoa cada vez mais corajosa que és, admiro-te sempre!!

Anónimo disse...

Umas imagens muitas tristes que sao o reflexo da loucura humana
Que se pode faser? Tentar viver neste mundo cada ves mais maluco aprovetando o poque de bom que ela trase