quarta-feira, outubro 12, 2005

Eleições... Corrupção... reflexão!!!!

Só agora estou a blogar sobre as eleições porque só agora tive acesso ao meu computador...
Estive na minha 'santa terrinha' estes dias e passei lá as eleições até porque o meu pai fazia parte de uma lista. Uma lista que perdeu apesar das boas propostas que tinha, apesar das excelentes e qualificadas pessoas que tinha à frente, perdeu porque ali o poder instalado ainda é quem mais ordena!! Deparei-me com algo que pensei já não existir, o voto por agradecimento ou por necessidade, "deixa-me votar no sr. tal porque senão ele não me deixa construir casa ou não me legaliza as obras" ou um sem fim de desculpas...
Mas mais revoltante que os resultados da minha freguesia e concelho, foram os resultados nacionais!!
Revoltei-me, enervei-me, irritei-me!! Como é possivel, em 3 concelhos terem ganho 3 pessoas que estão envolvidas em processos judiciais?! Será que afinal o crime/corrupção compensa? Sim, porque afinal é esta a mensagem transmitida! Senão vejamos, F. Felgueiras é acusada, foge, está não sei quanto tempo a fugir à justiça enquanto por cá se lhe vai fazendo publicidade gratuita, volta pouco antes das eleições, candidata-se como independente e o zé povinho dá-lhe uma maioria absoluta!! COMO?! Tudo bem que são pessoas que pelo que sei até fizeram coisas do agrado das populações locais, o único caso que conheço melhor é o de Oeiras e reconheço que o concelho evoluiu bastante durante o mandato de I. Morais mas onde fica a moral de tudo isto?! Com que direito podem estas pessoas agora reclamar da justiça em Portugal quando colocam pessoas acusadas de corrupção no poder?!
A sério que não consigo entender!!!!! No meio de tudo isto ao menos em Amarante as coisas foram diferentes!!
Até quando Portugal estará desta forma, parece que quanto mais avançamos no tempo mais regredimos na cultura! Vale a pena reflectir se é esta a evolução que queremos para o nosso país, se são estes os valores que queremos transmitir aos nossos filhos...
Adoro o meu país mas é por estas e outras que vou embora assim que acabar o curso!

6 comentários:

Mirth disse...

De facto o resultado das eleições é de envergonhar qualquer cidadão Português, basta meterem a mão na consciência e deixarem de se guiar ignorantemente pelo poder excessivo dos midia!

O caso que mais me revoltou foi sem duvida o de Felgueiras!! Como poderemos nós criticar a justiça se são os próprios cidadãos que cativam as suas falhas?! É obvio q nenhuma ordem juridica pode ser perfeita, ela tem de prever o maior numero de casos possiveis mas obviamente n consegue prever todos!! Vejamos então, há uma acusação, uma cidadã, como qualquer outro, ou pelo menos assim devia ser, foge cobardemente para outro país permanecendo escondida durante cerca de dois anos, curiosamente regressa num suposto acto de coragem e é aplaudida por um conjunto de cidadãos que, lá está, deixou-se guiar pela publicidade durante dois anos seguidos (uma publicidade negativa não deixa de ser publicidade!!), lembram-se de a receber como heroina!! No minimo ridiculo. Outro facto curioso, estranhamente ela apareceu pouco tempo antes da candidatura, gozou de protecção judicial e consegue uma maioria absoluta!!! Não há palavras..

Quanto aos outros casos dá-se o beneficio da duvida, pois somos todos inocentes até provas em contrario, mas ela fugiu!!! ela aproveitou-se da já tão criticada protecção politica, ela tinha tudo planeado, desde o inicio, será que o povo de Felgueiras não vê isso?! é triste quando o proprio povo apoia o crime, como pode assim justiça funcionar?!

Anónimo disse...

concordo perfeitamente e deveria ser um tema a reflectir n só por nós q somos apenas jovens preocupados com o futuro do nosso país mas por todos os responsáveis pelo rumo q tomamos... meus caros, declaro determinantemente q após os resultados q s vereficaram nestas eleições, n existe moral para educar as vidas futuras como podem os pais dizer aos fihos o q é certo ou errado depois de elegerem corruptos para governar do seu próprio conselho...
to para ver o futuro, as crianças vão começar a pensar q o crime compensa e isso ditará o rumo de um país em decadência.

Anónimo disse...

Somos um povo desinteressado, que se importa mais com a chegada da 6a feira do que com o destino do nosso país; elegemos os nosso políticos sem nos preocuparmos em conhecer seus passados e carreiras políticas, suas capacidades técnicas ou credibilidade pessoal e depois fechamos-nos nas nossas esferas à espera que eles levem isto sem nos incomodar muito; vivemos e sofremos com as decisões que tomam diariamente e tanto nos prejudicam a vida e o futuro. No entanto mantemos-nos pávidos e serenos em frente da televisão e a comentar: "Onde é que isto vai parar?" Mas ninguém se mexe para mudar.........parecemos os putos que quando têm pesadelos metem a cabeça debaixo da almofada à espera de acordar e ver que a tempestade já passou. Para eles funciona, para nós não.
Só temos aquilo pelo qual lutamos.

[MF]

Anónimo disse...

O problema é sermos poucos a lutar por aquilo que devia ser objectivo comum e global!!!

Mirth disse...

O povo portugues habituou-se a que poucos lutem para o bem estar de muitos... quando realmente o povo sai à luta para lutar metade nem sabe pelo que está a lutar "estamos para aqui, porque isto está mal, o governo é mau"!!, depois juntam umas bebidas dentro de umas arcas e é bonito faz-se greve, falta-se ao trabalho, não se produz e lá vão eles lutar "porque o governo é mau.."!!...

Anónimo disse...

É o problema do abuso da liberdade, o direito à greve foi banalizado! Por tudo e por nada faz-se greve, mas esquecem-se que com essa greve "porque o governo é mau" também se estão a prejudicar, a economia ressente-se dessas greves gerais... Já pra não falar que a credibilidade das greves à muito está perdida e as pessoas começam a habituar-se ás greves nos transportes públicos, nos centros hospitalares, nos departamentos de justiça, nos..., nas..., e por aí fora!!!